sexta-feira, 4 de junho de 2010

IGREJA DE SÃO FÉLIX


A fachada da Igreja de São Félix, tendo ao seu lado esquerdo o prédio da antiga EPNSC ou Escola Paroquial Na.Sa.do Carmo, que depois passou a ser ocupado por uma agência do Banco do Brasil, e hoje é a Secretaria Paroquial. Em frente temos o coreto municipal.

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX


O Mercado Municipal restaurado e com nova pintura.Antigamente não existia barracas em frente ao mesmo, e nem se estacionavam veículos. O tempo tudo muda.

CARNAVAL DE 1951 - SÃO FÉLIX


O carnaval de São Félix era bastante festejado tanto pelos moradores da cidade, quanto pelos das cidades vizinhas como Cachoeira, Muritiba,Governador Mangabeira, Cruz das Almas,Castro Alves,Sapeassú,Baixa do Palmeira,Castro Alves e até de Feira de Santana. Aí temos a partir do término da Av.Salvador Pinto, onde ficava localizada a Associação Atlética de São Félix, (antes o Clube dos Alemães locais, depedrado no término da 2ª Guerra Mundial) o desfile em carro aberto, um Ford conversível de 1928, pertencente ao comerciante local, Sr.Candido Pires, com as Rainha e Princezes do Carnaval.

PRAÇA RUY BARBOSA - SÃO FÉLIX


A Praça Ruy Barbosa parcialmente tomada pelas aguas. Nela existe talvez a segunda estátua de Ruy Barbosa em tamanho natural na Bahia ou no Brasil. Ao fundo vemos a fachada do prédio onde funcionava a Fábrica de Caramelos Volga, pertencente ao comerciante português Sr.João Mendes.

RUA SENADOR TEMÍSTOCLES - SÃO FÉLIX


Vemos parte da Rua Senador Temístocles sendo inundada.Alí começava a firma José Ramos de Almeida & Cia. que ocupava um quarteirão, sendo a maior da localidade.Do lado esquerdo da rua, temos a loja de tecidos do Sr.José Simões de Carvalho, a barbearia local, o sobrado onde residia a família do Sr.Antonio Lemos Costa, que ficava bem em cima de um depósito de açucar da firma José Ramos.

PONTE D.PEDRO II - SÃO FÉLIX


Temos a Ponte D.Pedro II, no sentido São Félix a Cachoeira, quando de uma das enchentes por volta de 1941. Os homens costumavam se trajar de roupa e chapéus brancos, inclusive gravata.

A foto mostra quando as aguas chegavam até as madeiras da ponte, muitas das vezes sendo os trabalhadores obrigados a retirar as baronezas, plantas de rios que chegavam a entulhar.

PONTE D.PEDRO II - SÃO FÉLIX


Temos a ponte D.Pedro II que liga as cidades de São Félix à Cachoeira. Em baixo, logo no início da ponte, vemos parte do cáis, onde atracavam barcos e saveiros a véla, que alí chegavam carregados de cereais,madeiras,melaço de cana, cerâmicas de Maragojipe, Nazaré das Farinhas, e tudo que era comercializado pelas emprezas locais.Tudo que vinha de fora alí era descarregado.

MORRO DO SALVA VIDAS - SÃO FÉLIX


Vemos o morro a partir da Av.Salvador Pinto.O mesmo começava na lateral da estação da Leste Brasileiro, com as suas casinhas humildes, tendo bem ao alto, um imensa cruz de pedra. A partir daí podiamos chegar a um arraial chamado São Pedro Velho, já fazendo fronteira com a cidade de Muritiba.Também por aí podiamos chegar ao município de Outeiro Redondo, também com divisa entre São Félix e Muritiba. Por êsse motivo São Félix é chamada cidade presépio.

ESTAÇÃO DA LESTE BRASILEIRO


A foto mostra a antiga estação da Estrada de Ferro Leste Brasileiro depois de ter parado as suas atividades, por volta de 1994, antes de ser restaurada.

PRAÇA INÁCIO TOSTA - SÃO FÉLIX


Temos a Praça Inácio Tosta, por volta de 1942, já sendo tomada pelas aguas do rio, do seu término em sentido a Av.Salvador Pinto, já com as suas tradicionais residências.

PRAÇA INÁCIO TOSTA - SÃO FÉLIX


A foto mostra a Praça Inácio Tosta por volta de 1947 a 1949, onde além das residências tradicionais, vemos ainda os armazens da firma José Ramos de Almeida & Cia, alguns animais que trasportavam mercadorias para algumas cidades próximas, que por carência de estradas, eram transportadas daquele jeito.Vemos ainda alguns veículos de 1939,1940 e uma Marinete que fazxia transporte de São Félix /Muritiba e vice-versa.

RUA DANNEMANN - SÃO FÉLIX


A Rua Dannemann em São Félix, era uma das vias de acesso à fábrica de charutos. Alí residiam alguma famílias tradicionais da cidade. Também servia de acesso aos fundos do Chalé dos Guinle, onde existia um portão para entrada de veículos, e um amplo pomar.

FÁBRICA DE CHARUTOS DANNEMANN


Este é o interior de uma das fábricas de manufatura dos charutos, vendo-se uma das operárias sendo instruída pelo Gerente de Produção, Sr.João Schinke, contratado pela Dannemann das fábricas Suerdiek em Maragogipe. Êsse período, data de 1948, após o término da 2ª Guerra Mundial, quando alguns alemães fugiram para a América Latina.

CASARÃO EM RUINAS


O Casarão em ruinas, pertencia a Dannemann, e alí eram armazenados os fardos de fumo em fôlha já beneficiado, quando era trasladados para a fábrica,onde os charutos eram manufaturados. Também este local era tomado pelas enchentes, pois ficava localizado na avenida a 10 metros do Rio, causando bastante prejuizo à empreza, vez que as aguas subiam bastante em de 4 ou 5 horas.

FÁBRICA DE CHARUTOS DANNEMANN


A foto mostra a fachada de um dos armazens onde eram fabricados os charutos Dannemann, já restaurada, tendo se transformada em Centro Cultural da cidade.

PONTE DE PEDRA DO CAVALO


A fotografia foi tirada da ponte abaixo da Barragem de Pedra do Cavalo, onde uma estrada desce passando por São Félix, vendo-se ao lado o bairro do Varre Estrada, tendo como acesso à cidade, a Rua J.J.Seabra, também conhecida como Rua do Dendê, onde estão localizados o Cemitério local, A Santa Casa de Misericórdia de São Félix. Do lado esquerdo, podemos ver o tranquilo Rio Paraguassú, já completamente livre das enchentes.

ESTRADA DE FERRO LESTE BRASILEIRO


Esta foto, de 1911, mostra as oficinas da Leste Brasileiro completamente tomada pelas aguas, uma vez que a mesma ficava às margens do Rio Paraguassú.Isso bem antes de ser concluida a construção da Barragem de Bananeiras.

BARRAGEM DE PEDRA DO CAVALO


A Barragem de Pedra do Cavalo foi foi construida um poco mais acima da de Bananeiras, uma vez que a mesma não evitou que as enchentes continuassem.Além de ter sido construida já no município de Governardor Mangabeira (antiga Cabeças). Esta atual barragem foi construida na gestão do governador da época, Dr.Antonio Carlos Magalhães.Com isso a barragem passou a produzir mais energía, além de acabar de vez com as enchentes que tanto prejuizo causou à região.

BARRAGEM DE BANANEIRAS-SÃO FÉLIX


A Barragem de Bananeiras,construida pela Guinle&Cia., não evitou que as enchentes continuassem, entretanto passou a gerar enegia elétrica para todas as cidades do recôncavo bahiano, inclusive para Salvador. Sua estação de controle ficava do lado da cidade de Cachoeira. O engº de manutenção,Dr.Pinto Coêlho, morava em uma pequena casa,bem junto à barragem, do lado de São Félix. Era uma pessoa bastante benquista na região.