terça-feira, 1 de junho de 2010

S.FÉLIX DO PARAGUASSU


A estátua foi erigida em 1895,na avenida Salvador Pinto.Quando das enchentes do rio que inundavam as duas cidades, a estátua servia de referência,pois quando tinha a sua cabeça coberta pelas aguas, era sinal de que a cidade estava 80% inundada.

CACHOEIRA


Vemos parte da Ponte D.Pedro II, e a seguir a estação da Estrada de Ferro Leste Brasileiro nessa cidade.A seguir ao prédio da Leste, temos a Igreja de Na.Sa.da Conceição do Monte, e logo mais a abaixo, o prédio onde funcionava o convento e escola das Sacramentinas, Lá estudavam jovens das das duas cidades,Cachoeira e São Félix além de outras cidades da região com internato e semi-internato.

ESTÁTUA DE RUY BARBOSA - SÃO FÉLIX


Nesta foto, vemos parte da estátua em tamanho natural, tendo ao fundo as casinhas da chamada(cidade presépio) no môrro Salva Vidas, onde vemos ainda um grande cruzeiro.

PRAÇA RUY BARBOSA - SÃO FÉLIX


Nesta praça, ficava a segunda estátua de Ruy Barbosa em tamanho natural da Bahia.Vendo-se ao fundo, o imponente prédio da Central do Brasil, Estrada de Ferro Leste Brasileiro, onde funcionavam os escritórios que além dos seus armazens para recebimento e envio de mercadorias para boa parte do Estado e tabém para Salvador, alémn de possuir um telégrafo movido ao código morse,o único meio de comunicação da época.A Leste contava ainda com uma grande oficina para reparos e manutenção dos trens.

PRAÇA DE SÃO FÉLIX

Vemos aí a Igreja do Senhor São Félix, grudada à Secretaria Paroquial(hoje). Antigamente era a Escola Paroquial Nossa Senhora do Carmo (E.P.N.S.C.),particular.Nesse mesmo prédio funcionava a agência do Banco do Brasil. ( a cidade possuia ainda uma agência do Banco Econômico) Ainda em frente a Escola, vemos o corêto local onde se apresentavam as filarmônicas
locais e das cidades vizinhas. No casarão bem ao fundo, residia a família do Sr.Alvaro Ferreira, hoje transformada em pousada.

BAR ANTÁRTICA / LINDÓIA


Neste casarão em ruínas, funcionava o Bar Antártica depois transformado em Bar Lindóia.

Como foi mencionado antes, bem junto ao poste existia a única bomba de gasolina que abastecia

os únicos veículos das 3 cidades, São Félix, Cachoeira e Muritiba, além de Maragogipe que distava 21 kms. São Félix, possuia 2 concessionárias de veículos.Uma da Chevrolet e a outra da Ford. Aprimeira pertencente ao Sr.Albertoni Bloisi, que tinha como sócios os irmãos Anibal e João Gabrielli. A segunda, pertencia a família Navarro Lucas residente em Salvador, gerenciada pelo Sr.Lourival Gesteira.

PRAÇA DR.INÁCIO TOSTA (Início)


A Praça Dr.Inácio Tosta era onde residiam boa parte das famílias mais tradicionais da cidade.

Vemos no início o casarão(hoje em ruinas) onde funcionava o Bar Antártica, o único que possuia em sua calçada,uma bomba de gasolina da Texaco, onde abasteciam os únicos veículos automotivos da cidade até aproximadamente 1948.Uns 3 anos depois, foi reaberto depois de passar por reformas, pela familia Cidreira, Sr.João, Francino e João Cidreira Fº.O Lindóia, além

de posuir a tradicional sorveteria, possuia ainda 3 mesas de Snoker e Bilhar.Era também onde

se reuniam os jovens da época.Foi talvez o único estabelecimento comercial, a usar à noite luzes

coloridas.Era frequentado aos sábados e domingos, por jovens também de Muritiba,Cachoeira,

Governador Mangabeira e Cruz das Almas.Os imóveis a seguir, moravam as famílias dos Srs.

Elias Dias, Clarindo Freitas, Temístocles Nogueira Passos, Adalberto Dourado, e quase no fim,

vemos parte do sobrado mansão do Sr.Manoel Costa um dos sócios da fábrica de charutos Costa&Penna.

CASARÃO


O sobrado acima era muito bonito.Era o primeiro subindo a Rua Dannemann, de nº 88, e pertencia a Familia Ramos, chefe político da localidade, e maior comerciante local, que atendia a todo o interior da Bahia, através da Estrada de Ferro Leste Brasileiro. Quase não existiam estradas para véiculos automotores naquela época.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX


O prédio acima onde se lê Biblioteca Municipal, era a Escola Pública da cidade.A Biblioteca na realidade, funcionava num prédio baixo, ao lado esquerdo da foto. Era dirigida pelo Sr.Luiz Gonzaga Dias, jornalista, e proprietário do jornal, Correio de São Félix, que circulava semanalmente.

PREFEITUA MUNICIPAL SÃO FÉLIX


IGREJA DE DEUS MENINO-SÃO FÉLIX


A foto mostra como o interior da Igreja era simples.Naquela data não exisiam ventiladores, a mesa em frente ao altar,onde se realizavam as missas e casamentos, não era tão bonita.Pela visão atual,mostra que foi pintada e reformada.

IGREJA DE DEUS MENINO-SÃO FÉLIX


A Igreja de Deus Menino em São Félix, faz parte da minha vida.Nela, me casei em 31 de maio de 1963.È uma Igreja simples , acolhedora e simpática.Fica no acesso a ladeira para a cidade de Muritiba.